Filosofia da instituição

O Colégio Nossa Senhora da Conceição, fundado em 8 de março de 1954 é mantido pela Associação Educativa e Cultural Maria Emília, é parte de um Projeto Educativo iniciado por Maria Emilia Riquelme y Zayas, na Espanha, final do século XIX, hoje presente em 10 países. Trata-se de uma Instituição Cristã e confessionalmente Católica, ou seja, confessa sua fé na religião católica e encontra sua razão de ser e de atuar nos princípios do cristianismo. A associação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, desde os primórdios, dedicou-se à educação, acreditando nela como instrumento evangelizador da sociedade: possibilitando uma maior preparação humana, Cristã e libertadora.

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

A marca

De início era necessário um sinal que distinguisse a instituição, este sinal era denominado escudo. Inicialmente adaptado ao do governo geral da Espanha, com o passar dos anos e a firmação da entidade em território nacional, houve a necessidade de um símbolo que representasse a sua identidade. A marca do Colégio Nossa Senhora da Conceição é formada por duas partes e duas cores: o anagrama CNSC em azul, cor do manto de Nossa Senhora e a chama vermelha simbolizando a educação iluminada pela fé. A Chama da fé em Cristo, que nos transmite luz, saber, amor, vida e alegria.

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

Proposta Pedagógica

A diversidade do mundo atual provoca um a necessidade de repensar a educação e conduz a uma prática pedagógica que contribua à formação de homens e mulheres mais conscientes do seu papel transformador na sociedade. O projeto pedagógico do CNSC se orienta no mesmo lugar-referência de onde Maria Emilia Riquelme bebeu sua inspiração e sua certeza: o evangelho de Jesus Cristo, fazendo uma leitura atualizada e adaptada à educação. Através dele é possível encontrar os sinais de vida revelados por intermédio de suas narrativas e que são ao mesmo tempo os princípios e valores pelos quais e para os quais o Colégio orienta sua educação: o amor, a caridade, a alegria, o respeito, a humildade, o acolhimento e a liberdade. Os “sete” Sinais-princípios-valores capazes de transformar a pessoa humana, a sociedade em que vive e o planeta que a hospeda. Baseado nestes princípios o Colégio Nossa Senhora da Conceição deseja:

 

marcadorDesenvolver o ser humano nas dimensões: cognitiva, afetiva, transcendental e social, capaz de pensar criticamente, interagir com o mundo tecnológico e atuar coletivamente;

 

marcadorAtender plenamente ao propósito de formar a pessoa em sua inteireza consciente do seu papel de contribuir com uma sociedade democrática, justa, solidária com condições iguais para todos;

 

marcadorFazer nascer da ação educativa o pensar sobre ela e sobre o contexto em que se dá capacitando o estudante a descobrir a função social do ato de aprender e contribuir com seu agir transformador;

 

marcadorOportunizar ao aluno(a) a aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer,  aprender a viver com os outros, aprender a ser e a aprender a transcender o plano material das coisas;

 

marcadorCriar condições para que, todos os envolvidos no processo educativo, firmem-se nos valores éticos, conscientizem e lutem a favor da vida e desenvolvam uma consciência planetária que cuide e proteja a grande casa que nos hospeda: mãe terra.

 

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

NUCLEO DE APOIO PSICOEDUCACIONAL – NAPE 

O Núcleo de Apoio Psicoeducacional (NAPE) visa o acompanhamento dos alunos e a intervenção psicopedagógica nas questões relativas à dificuldade de aprendizagem, de relacionamento entre seus pares e entre eles e os professores, bem como a relação entre Colégio e família. Este núcleo desenvolve atividades de integração, orientação de estudo, assessoria à equipe pedagógica quanto ao processo de inclusão, incentiva o desenvolvimento das potencialidades do aluno com necessidades especiais e o seu relacionamento com a realidade social, aplica dinâmicas de orientação vocacional e formação de líderes em parceria com o Núcleo de Apoio e Estimulo à Convivência.

 

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E ESTÍMULO A CONVIVÊNCIA – NAPEC

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Estímulo à Convivência (NAPEC) é responsável pelo apoio à pratica dos processos pedagógicos do Colégio, através do acompanhamento disciplinar junto aos alunos, familiares, funcionários e professores, visando um convívio mais harmônico e humano, na comunidade educativa. Este núcleo atua preventivamente no combate às atitudes agressivas entre os alunos e destes para com os funcionários docentes e não-docentes, por meio do plano de ação e de projetos de incentivo à boa convivência escolar.

Contato
Como Chegar